Não sei se consegui entender direito, se você está querendo ter 2
cadastros, um de usuários e um de telefone de usuários, você pode usar
isso em 2 tabelas separadas, na segunda tabela, de telefones você faz
referência ao ID do usuários...

usuarios
id, nome, email

telefones
id, uid, telefone (onde uid é o id do usuario da tabela de cima)

daí pode ter

usuarios
1, "Matheus", "mabro...@gmail.com";
2, "Ricardo Torquato", "ricardo.t...@gmail.com";

telefones
1, 1, (11)1234-5678
2, 1, (11)2345-6789
3, 2, (11)4644-4444
4, 2, (11)4644-0000

Você pode criar duas funções no seu PHP (Num sei como funciona no
AMFPHP se é funções ou algum outro tipo de referencia, vou representar
em funções)

function getUsuarios(){
        /*
         *lembrando que a conexão com Mysql ou seja lah qual banco você usa
tem que estar configurada
         */
        $mysql = mysql_query("SELECT * FROM usuarios");
        $data = "";
        if (mysql_num_rows($mysql) > 0){
                while($row = mysql_fetch_object($mysql)){
                        $id = $row->id;
                        $nome = $row->nome;
                        $email = $row->email;
                        $telefone = "";

                        $mysql1 = mysql_query("SELECT * FROM telefones WHERE
id='$id'");
                        if (mysql_num_rows($mysql1) > 0){
                                while($row1 = mysql_fetch_object($mysql1)){
                                        if($telefone!="") $telefone.=",";
                                        $telefone.=$row1->telefone;
                                }
                        }

                        $data[] = array("idUsuario"=>$id,"nome"=>$nome,"email"=>
$email,"telefone"=>$telefone);
                }
        }

        return $data;
}

creio que da pra entender o que foi feito aí, mas qualquer coisa só
perguntar que eu explico melhor...

na segunda função você pede o id do usuário, ao clicar no grid você
manda o id pro método PHP, e faz um select na tabela telefones com
WHERE uid = id_mandado_do_grid e retorna normal os dados para popular
o grid...

espero que tenha entendido direito seu problema e que tenha conseguido
ajudar....

falow