E ai Villy,
tentei os dois.
O focusIn entra numa espécie de loop.
Pensei em fazer diparar um evento no show do filho do meu viewstack mas não
sei como fazer um handler para o evento que será criado no filho do
viewstack ser tratado no meu usuario.as
Assim:

<mx:ViewStack id="viewstack1" selectedIndex="0" left="10" right="10"
top="10"  width="100%"  height ="100%"/>                  <mx:Box
width="100%" height="100%" show="*dispachEvent(new
Event("updateInformacoesUsuario",true))*">
                       <usuario:usuario width="100%" height="100%"/>
< /mx:Box>
<mx:Box width="100%" height="100%">
                       <permissao:permissao width="100%" height="100%"
name="pais"/>
 </mx:Box>
<mx:ViewStack/>

Alguma idéia de como posso pegar esse evento lá no meu usuario.as?