ORM lida com relaciomamentos, o outro não.
ORM lida com transações, o outro não.
ORM lida com batch executions, o outro não.

ORM lida com todos os problemas de conversão de Relacional para
Object, também conhecido como Impedance Mismatch
(http://en.wikipedia.org/wiki/Object-relational_impedance_mismatch), o
outro não.

[]s,

Guilherme Blanco - Web Developer