é por IP mesmo

"Se forem recebidas mais de 15.000 solicitações de geocódigo feitas por um
mesmo endereço IP em um período de 24 horas, ou se as solicitações forem
enviadas com muita frequência por um único endereço IP, o geocodificador da
API do Google Maps começará a responder com um código de status 620. Este
artigo explica como cronometrar as solicitações de geocódigo de PHP e
fornece um código de exemplo para isso. Se o uso excessivo do geocodificador
continuar, o acesso ao geocodificadorda API do Google Maps a partir desse
endereço IP pode ser bloqueado permanentemente."

http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/maps/faq.html#geocoder_limit