Acho que descobri uma coisa legal, ainda preciso testar pra confirmar.

Tenho um arraycollection com dados do banco de dados.

Esse array é o dataprovider de um dgrid.

Com um duplo clique eu abro um popup de edição daquele item passando a
referencia do item para o popup.

Com a referencia do item, o popup abre todos os dados do item nos
respectivos campos.

AGORA VEM A PARTE BOA!!!!

Pelo que to vendo aqui, se no meu popup eu alterar o dado do item,
como eu compartilho a mesma referencia do dataprovider, eu
automaticamente altero o dataprovider.

A vantagem é que depois de atualizar eu não preciso buscar os dados
novamente no banco para atualizar o datagrid, nem preciso editar o
item do dataprovider manualmente. Basta eu modificar o valor do campo
do objeto no meu popup que eu já atualizo o datagrid.

Antes toda vez que eu atualizava eu recarregava os dados do banco.

Para eu fazer isso, eu só preciso saber como em uma linha de código eu
copio todos os campos. Porque eu tenho um objeto que é o objeto
editado, e tenho o objeto que é o que eu carrego no pop ( esse tem a
referencia do dataprovider ).

Dai eu quero fazer objeto = objetoEditado

Pronto, atualizei tudo.