Olá para todos, sou novo neste fórum e também com o Flex.

Sou consultor Oracle e desenvolvo aplicações cliente/server voltadas
somente para Oracle.

Tenho bons conhecimentos em orientação a objetos entre muitas outras
linguagens de programação que conheço mas, no flex sou aspirante.

Neste momento, o meu maior problema e a conexão do Flex com um banco
Oracle ou pode ser outro tipo MySql, PostGres, Firebird, Access, Ms-
SqlServer, etc. Mas focando no Oracle.

Quero entender melhor toda a "sopa de letrinhas" que envolve a conexão
entre o flex e um banco de dados, de uma forma bem didática. Imaginem
a seguinte infra:
Um Notebook como máquina de desenvolvimento e um servidor de banco de
dados (Oracle). Quais são os softwares intermediários que devo
instalar que esta conexão aconteça?
TomCat, Coldfusion, Blazeds, etc ????????
Na WEB tem muitos exemplos mas, confesso que muitos deles são para
desenvolvedores que já estão acostumados com desenvolvimento WEB. Se
puderem me ajudar de uma forma bem didática, agradeço muito.

Abços para todos.