Sou designer e a melhor forma que encontrei até agora é criar uma nova
classe que estenda o componente que você deseja colocar ícone e uma skin
para este componente.
Na skin você coloca o bitmapImage (será o ícone) onde deseja, e muda o
hostComponent da skin para sua nova classe.
Depois é só criar uma var "icone" na nova classe e na skin setar a source do
bitmapImage para esse "icone" (ex. idBitmapImage.source =
hostComponent.icone).
Se não me engano isso deve ser feito no creationComplete da skin, não na tag
bitmapImage.
Ficou enrolado, mas é isso.

Abraço,
Bruno Müller