package Componentes
{
        import mx.collections.ArrayCollection;
        import mx.controls.Alert;
        import mx.controls.ComboBox;

        public class ComboBoxSis extends ComboBox
        {
                public function selecionaItem(nomeCampo:String,
ObjetoValor:Object):void{

                        this.dropdownWidth = 355;
                        var arrayDados:Object = this.dataProvider;

                        if(arrayDados.length<=2){
                                if((arrayDados.getItemAt(0)
[nomeCampo]=='')&&(arrayDados.getItemAt(1)[nomeCampo]=='')){
                                        Alert.show("Lamento, esta componente
"+className+" não possui
dados para efetuar a busca!");
                                }
                        }
                        // Uma variável genérica recebe um arrayCollection
                        // do dataProvider deste Objeto Combobox, e depois
entra em um loop
de FOR comparando
                        // o item do arrayCollection posicionado com o contador
do FOR
junto a função getItemAt().
                        // e o nome do Campo(Objeto) que possui o valor com o
Objeto de
valor passado por parametro
                        // pelo Usuário. Então a seleção é feita pela propiedade
selectedIndex com o indice do laço FOR.
                                for(var i:uint = 0; i < arrayDados.length; i++){
                                        if(arrayDados.getItemAt(i)[nomeCampo]
== ObjetoValor){
                                                this.selectedIndex = i;
                                        }