Olá @Helio,

eu já precisei fazer alguma coisa parecida
com isso alguma vez, contornei a situação da seguinte forma:

quando eu criava uma nova janela e eu iria precisar acessar os dados
dela de outro namespace da minha aplicação eu criava uma classe
singleton
PopUpsOpen.

E nessa minha classe tinha um ArrayCollection lá que eu guardava
todas as janelas abertas da minha aplicação dai se eu precisasse saber
quantas janelas
estavam abertas naquele momento ou pegar algum dado de alguma janela
eu acessava essa minha
classe PopUpsOpen.

Não sei se é exatamente isso que você precisa mas
tá ai a minha sugestão.

Abração