é só verificar se ele não é nulo.
se ele está nulo, ele ainda não foi criado. (porém está declarado no
mxml), isso acontece em containers onde o creationPolicy não está como
auto.

Porém se ele não está declarado no mxml e voce cria dinamicamente pelo
ActionScript, precisa criar uma verificação manualmente (não entendi
direito o que voce quer fazer então não posso opinar muito.. )mas
talvez mantendo um arquivo dos campos que voce pode instanciar e
manter uma propriedade booleana com o estado dele.