Sim, você só tem que dizer pro seu componente "escutar" esse evento.

Você pode utilizar a metadata Mediate ou simplesmente fazer assim:

Swiz.addEventListener("eventQualquer", atualizaQualquerHandler);

private function atualizaQualquerHandler(e: Event): void{
   // aqui vai a regra pra atualizar
}

Ah, quando disparar o evento, utilize o Swiz.dispathEvent.

Procure criar eventos customizados ou guardar esses nomes de eventos
em constantes pra evitar surpresas conforme a aplicação for crescendo.

Fábio Goll
Gtalk/Msn: fabiog...@gmail.com
Twitter: @fabiogoll