criei um addEventListener(ListEvent.ITEM_CLICK, funcao);  de um Componente
List "qualquer"

sendo que a condição é se o array for Maior que ZERO vai aparecer uma LISTA
de opções para ser escolhida e vai disparar o evento ITEM_CLICK do mouse.
BLZ FUNCIONA.

agora se tiver somente um item no array,  forcei o dispatchEvent : BLZ
FUNCIONA
if (listaDeModulos.length==1){
    ListModulos.selectedIndex=0;
    ListModulos.dispatchEvent(new ListEvent(ListEvent.ITEM_CLICK));
    PopUpManager.removePopUp(this);
}
para essa condição na minha function "funcao"  a que recebe o "disparo" , eu
leio o ROWINDEX que correponde ao item clicado pelo mouse.
Como não teve a ação do mouse, pois forcei o dispatchEvent.  quando leio o
ROWINDEX ele me retorna -1 .  E não 0 (zero) que seria o primeiro e único
ítem existente.
vi que o  target.selectedIndex está igual a 0 (zero).
mas o retorno ROWINDEX é igual a -1.

o que posso  fazer para o ROWINDEX me retornar 0 (zero)  IGUAL ao
selectedIndex ?

abraço
brunobg