É isso aih galera, obrigado pelo retorno... ideias bem interessantes, é como
comentei, o certo... certo... certo.... mesmo devemos criar os componentes
de forma "independentes" e inteligentes, ou seja, cria-los para que eles se
"transformem" de acordo com o caso nos quais são instanciados.
Setando propriedades internas, como falado, via funcoes, variaveis e etc...
Mas ja prevendo tudo isso nele mesmo.

hehe... como no meu caso o lance era um pouco mais simples, não fiz com essa
implementação... mas como comentei no email, e tbm seguindo essas dicas,
irei implementar ele para que se "molde" sozinho...
 heheheh grande abraço a Todos!

Vlw mesmo!
Rubao