Acho que ai já é uma dúvida mais do Java e não tanto do Flex, certo?

Para o Flex não há diferença se você está usando JDBC, Hibernate,
Ibatis ou qualquer outra coisa o que interessa para o Flex é ter uma
classe do Java que ele possa chamar e retorne algo (ou não) para ele
deserializar usando o BlazeDS, GraniteDS ou LCDS.

Então você chama java.inserirDados(); (java é o nome do remote object)
O processo que vai ser no feito la no Java não interessa para o Flex..
Ai o resultado chega e o Flex vai fazer o que estiver no result. Agora
como chegou não importa...

Agora falando de Java...

ACHO que você vai precisar (ou será mais organizado) possuir uma
classe (facade) para cada servico do RemoteObject, nem que seja uma
camada que apenas chamará os métodos do seu DAO Genérico.