Você tem realmente uma dor de cabeça.

Mais seus problemas acabaram-se, anexei um remedinho. Espero que surja
efeito.

Veja anexo que tenho um datagrid e em uma das colunas adicionei um renderer.

Se o *this.owner* for o *DataGrid*, então em *( this.parent as Object
).listItems[ 0 ]* eu tenho a lista de renderer do DataGrid.

Agora só um *FOR *para comparar a própria classe com o renderer. Com este ID
podemos saber o resto de informação desta coluna.