Aqui na empresa, depois de muito insistir nessa questão e sem resultados
satisfatórios optamos por fazer queries com select.

Tem alguns frameworks por aí, mas nunca conseguimos fazer funcionar direito.

O pacote LiveCycle da Adobe diz que faz o Lazy Loading.

Ex:

    public List getAtendimentoEmAbertoNaoTriado() {
        Session s = HibernateUtil.getSession();

        Query q = s
                .createQuery("select a.protocolo, c.nome, a.dataAtendimento,
e.sigla, e.nome, "
                        + "am.coletaStatus, es.status, am.id, es.id "
                        + "from Atendimento a "
                        + "join a.exames es "
                        + "join es.exame e "
                        + "join es.amostra am "
                        + "join a.cliente c "
                        + "where a.status = 'EM ABERTO' and "
                        + "(es.status = 'EM ABERTO' or es.status =
'COLETADO') and a.deletado = false order by a.protocolo");

        return q.list();

    }

Cel. 83 8790.1304
paulloeste...@gmail.com