Para utilizar como vc está querendo basta que vc tenha o campo no objeto
registro do array do dataProvider do tileList, ufa..
e no text do item renderer vc deve setar este campo, no change do do
itemRenderer vc alimenta novamente o campo com o q foi colocado no text.
Exemplo:

<mx:TileList dataProvider="{array}">
    <mx:ItemRenderer>
        <mx:Component>
            <mx:TextInput text="data.campo"
change="data.campo=event.currentTarget.text" />
        </mx:Component>
    </mx:ItemRenderer>
</mx:TileList>

Desta forma vc utilizará o array para jogar no banco de dados.

Espero ter ajudado.

Clayton Marques Pereira