Eu tenho uma série de tutoriais com quatro partes que ensina fazer Web
crawlers (inclusive utilizar parsers em HTML, que é o que você
precisa) em Python:

http://herberthamaral.com/2010/02/criando-web-crawlers-em-python-parte-i/
http://herberthamaral.com/2010/03/criando-web-crawlers-em-python-parte-ii/
http://herberthamaral.com/2010/03/criando-web-crawlers-em-python-parte-iii/
http://herberthamaral.com/2010/05/criando-web-crawlers-distribuidos-em-python-parte-iv/

E você pode usar o Jython se quiser passar o seu código pra um
bytecode java.

Att,
--
Herberth Amaral