Bem, comigo já havia acontecido problema similar devido ao fato de declarar
o model no BeanProvider sem usar Singleton.

O meu Beans.mxml teve que ficar mais ou menos assim para resolver o
problema:

<swiz:BeanProvider  ...>

<fx:Script>

<![CDATA[

import com.meuprojeto.core.model.MeuModel;

]]>

</fx:Script>

 <!-- PRESENTATION MODEL -->

<swiz:Prototype id="meuModel" type="{MeuModel}" singleton="true" />

OBS: Uso Flex4 e a versão mais recente do Swiz.

Abraços,