FABIO,  é só baixar o manual e fazer o arquivo de envio .
vejam o exemplo daqui do municipio do Rio de Janeiro.
MANUAL
https://notacarioca.rio.gov.br/files/manuais/NFSe_layout_rps.pdf
ARQUIVO DE EXEMPLO  https://notacarioca.rio.gov.br/files/manuais/rps.txt

Existe uma "equiparação" para a Nota Nacional mais abaixo com uso de
WebService.
https://notacarioca.rio.gov.br/manuais.aspx  , no fim da página.
não usei porque não foi o foco.

abraços