Estou para desenvolver uma aplicação desktop, e estou pensando em
utilizar Adobe Air. No entanto, preciso realizar parte da lógica do
negócio no Java. Porém, não posso depender de um servidor (BlazeDS).

1)Vi que com o Adobe AIR 2 surgiu o Flerry. Alguém já utilizou em
algum projeto, saberia me dizer se é confiável? Pois baixei o projeto
exemplo aqui e só erro...

Error deserializing received AMF object:
Error: Error #3212: Cannot perform operation on a NativeProcess that
is not running.
Vi que o ErkoBridee já escreveu no blog a respeito, porém não ajudou
muito aqui.

2)Merapi seria uma boa alternativa? Algum bom exemplo ou material?

3)Adobe AIR + Java no momento não é possível e devo buscar outra
alternativa.

E ai pessoal com qual opção vocês ficariam?