Maria,
        Um conselho que te dou é, se possível, dar uma olhada no conteúdo do
cairngorm no link
http://opensource.adobe.com/wiki/display/cairngorm/Cairngorm

de inicio, você toma um susto pois a coisa parece ser meio loka mas, no
passar do tempo voce pega a manha fácil fácil e tudo que voce quer fazer na
sua aplicação se torna mais simples, pois, é tudo baseado em eventos e de
qualquer lugar pra qualquer lugar, voce consegue fazer a comunicação.

vc também pode tentar resolver isso com parentApplication (nao gosto muito
dessa solucao) que é ao inserir a nova categoria, voce tb inserir esta mesma
no dataprovider do combobox

Bom, para tentar te ajudar de forma rapida, voce pode criar um evento no teu
popup para quando ele for removido, avisar ao listener que está no teu
album.mxml

private function onAddCategoria(event:MouseEvent):void
            {
                var categoria:CategoriaVO = new CategoriaVO();
                categoria.descricao = descricao.text;

categoriaRO.getOperation("save").send({categoria:categoria});
                PopUpManager.removePopUp(this);
/******************/
                dispatchEvent(new Event("removido", true, true));
/******************/
            }
        <mx:FormItem required="true" label="Descrição:" x="9" y="60">
            <s:TextInput x="78" y="58" width="237" id="descricao"/>
        </mx:FormItem>

        <s:Button label="OK" click="onAddCategoria(event);"/>

o arquivo Album.mxml

private function showWindow():void {
                var login:PopupCategoria = new PopupCategoria();
                PopUpManager.addPopUp(login, this, true);
                PopUpManager.centerPopUp(login);
/******************/
                login.addEventListener("removido",
funcaoQueVoceQuerChamarParaAtualizarComboBox);
            }
<mx:FormItem required="true" label="Categoria:" x="9" y="60" width="314">
        <s:ComboBox id="categoriasCB" dataProvider="{categorias}"
labelField="descricao"
                    doubleClickEnabled="true" doubleClick="showWindow();"/>
</mx:FormItem>

Atenciosamente,
Rodrigo Valentim