Opa Luiz, vamos lá!
A comunicação entre o flex e php eu to usando o AMFPHP.
as minhas tabelas ficaram da seguinte forma:

Despesa
-idDespesa, vlDespesa, dtDespesa, nomeDespesa;

NotasFiscais
-idNF, idDespesa, dtNF, vlNF, numNF;

Cheques
-idCheque, idDespesa, dtCheque, vlCheque;

os IDs de cada tabela são como autoincremento e não deixo eles serem
manipulados dentro do sistema.

Como eu posso trabalhar com esse lastid do amfphp?

Na minha cabeça, a lógica ficou dessa maneira (mas estou meio confuso
ainda):
A pessoa digita todos os dados;
Os dados das NFs e Cheques são armazenados em um array.
Quando é clicado em salvar, o flex envia as informações da Despesa e o
php retornaria os dados da Despesa juntamente com o seu novo ID.
O flex recebe esses dados e preenche o campo idDespesa nos arrays de
NFs e Cheques e então envia para salvar no banco de dados.

Bando de dados é coisa séria, perder algum dado é um problemão. Ainda
mais se for cliente vindo atrás...