Na hora q comecei a ler seu email, já pensei de cara "usa filterfunction q
resolve" ... mas no final vc diz "sem usar filterfunction" ... daí complica
né parceiro :)

Sem usar filterfunction, só fazendo cópia dos objetos e jogando em outro
arrayCollection, mas na boa, acho isso totalmente desnecessário - depende de
análise do contexto -  pois isso já é feito internamente pelo
arrayCollection ao usar o filterfunction (ou sort), na verdade isso está lá
na classe *mx.collections.ListCollectionView.as*, na propriedade *protected
var localIndex:Array* (linha 145, SDK 3.2).

Dá uma olhada no método privado *internalRefresh(dispatch:Boolean)*:*Boolean
* da linha 1221 dessa classe.

Olhar o fonte do SDK é sempre uma boa para saber como o Flex "funciona por
dentro".

[]s

Mario Junior
http://blog.mariojunior.com/