Olá João Paulo,

Teria como você explicar melhor seu problema?
Quando vc fala que clica no tab, vc está se referindo a um
tabNavigator?
E esse tabnavigator está na tela principal ou no popup?
Qdo vc abre o popup o resto fica disabled (escuro e bloqueado)?

Desculpa devolver sua dúvida com um monte de perguntas, mas é pra
tentar entender melhor.

Abraços