Pessoal estou listando alguns dados vindos do BD no meu datagrid dessa
forma:

//Este método é aonde chamo meu método criando no java
protected function
adgMaterial_creationCompleteHandler(event:FlexEvent):void
                        {
                                this.professorService.listarMaterial(new
MaterialBibliotecaDTO());
                        }

//Este é o ResultEvent do meu método
protected function listarMaterialResultHandler(e:ResultEvent):void
                        {
                                this.adgMaterial.dataProvider = e.result as
ArrayCollection;
                        }

A listagem está ok, mas como trabalhar com filtragem sendo que não
estou fazendo dessa forma:

[Bindable]
public var meusDados:ArrayCollection;

<DataGrid id="dgTeste" dataprovider="{meusDados}">
                <mx:DataGridColumn headerText="Titulo"
dataField="titulo"/>
                <mx:DataGridColumn headerText="Autor"
dataField="autor"/>
                <mx:DataGridColumn headerText="Data"
dataField="dataEdicao"/>
                <mx:DataGridColumn headerText="Edição"
dataField="edicaoMaterial"/>
                <mx:DataGridColumn headerText="Volume"
dataField="volumeMaterial"/>
</DataGrid>

mas sim atribuindo o valor do dataprovider do datagrid no meu
ResultEvent como visto acima no método  listarMaterialResultHandle.