Sobre o item 2 é isso mesmo: o Clean apaga apenas os arquivos mas não os subdiretorios

Sobre o item 1) eu chuto que o problema aconteça pq as imagens e XMLs estão em local externo ao seu projeto. Tente colocá-los dentro da pasta principal de fontes ( Main Source Folder). O default para o flex 4 é a pasta SRC. Para o flex3, se não me falha a memória, é o root do teu projeto.

    Eu tenho aqui um XML que esta nessa estrutura:

.........projeto

e ambos os XMLs sempre são copiados para dentro do bin-debug quando eu compilo.

    veja se isso resolve.  Se não, só com as confs que o Bruno pediu mesmo.

    abraços,
    - Luís Eduardo