Vou resumir oque preciso e explicar de um modo simples:

[Bindable]
public var nome:String = "FlexDev";

<s:TextInput text="{nome}">

Assim mostra o valor da variavel no campo certo,
eu preciso que ao alterar alterar o campo, a variavel também altere
para o valor do campo, como se realmente estivessem vinculadas.
Eu poderia criar um evento pra alterar a variavel, mas abri o tópico
pra saber se derrepente tem outro jeito melhor,
pois na verdade é um ObjectProxy meio grande pra ficar alterando.