Por acaso você está dizendo por exemplo que esta trocando o Flex Theme
padrão do Spark por outro como o Wireframe e não consegue mais mudar o
fundo?

Se esse for o caso, você pode mudar sim, sobrescrevendo o CSS do tema.
Coloque o código a seguir na sua Application por exemplo:

        <fx:Style>
                @namespace s "library://ns.adobe.com/flex/spark";
                @namespace mx "library://ns.adobe.com/flex/mx";

                s|Application {