Não é não. Ele permite a filtragem tanto localmente ( carrega a lista
toda e filtra ela, semelhante a utilizar o filterFunction ) ou
remotamente.

Você usa qual linguagem no backend?

Por exemplo, aqui eu uso Java e a filtragem remotamente. Então ele
traz por exemplo só os primeiros 20 registros (posso estipular o valor
que quiser), e toda vez que mudo de pagina ele faz uma nova requisição
pelos 20 próximos.

Ajudou muito o desempenho da aplicação aqui. Além de diminuir MUITO o
consumo de memória da JVM do servidor.