Esse tipo de trabalho de reconhecimento de imagem em geral, é na maioria feito em C, por exigir comandos de baixo nível e por ser um trabalho pesado. Embora dê para implementar esse tipo de código em Java. Tive uma disciplina na faculdade esse semestre sobre reconhecimentos biométricos e teve implementação de reconhecimento facil com C e Java, utilizando métodos de treinamento e aprendizado (ensinar a máquina vamos dizer hehe). Acredito que existam códigos abertos de implementação de reconhecimento de código de barras em Java, é questão de vasculhar e ver se mais alguém aí sabe alguma coisa. Lembro que um grupo da minha turma teve problema com estouro de memória em Java, pq trabalhamos com uma base de imagem de 4Gb. Mas com código de barras não terá esse problema =D

-----Mensagem Original----- From: bruno bg
Sent: Friday, January 14, 2011 9:45 AM
To: flexdev@googlegroups.com
Subject: Re: [flexdev] Re: Reconhecimento de código de barras

existe até reconhecimento de câmeras para placas de carro,
Nos correios existe um Scanner que faz leitura do CEP de qualquer
embalagem/correspondência e automaticamente ela é desviada por
esteiras para a região correpondente.
Existe tb o reconhecimento de faces.

bom, tem muita coisa boa já desenvolvida, a "parada" é saber
pesquisar, achar o mais adequado e adapatar ao seu negócio.

abração
brunobg