Bom dia, vc não precisa usar classes obrigatoriamente para fazer um
componente, na minha visão é melhor, mas se o codigo mxml abaixo lhe tem
servido, acredito que podes usa-lo para fazer seu componente até porque todo
MXML é considerado como Classe no final das contas.

att.:
Rogério Casal
Software Developer
www.rogeriocasal.com.br