Estou lendo o livro Head First Design Patterns e me lembrei dessa
nossa discussão e desses métodos vazios existentes nos métodos Flex.

Esse seria um exemplo do pattern Template Method usando hooks
(ganchos)?

Fazendo uma analogia. No Java os métodos seriam abstratos para obrigar
a extensão. Porém, no ActionScript como não há métodos abstratos
dispara-se um erro caso não seja estendido. Isso seria um gancho que a
lógica existente dentro do método interfere no processo. Portanto, há
a obrigação de informar um comportamento especifico.
No caso de métodos vazios como esse localToData seria um gancho do
Template Method, porém sem a obrigação de estender.

Quem diria, mas essas gambiarras (técnicas, como disse o Eric). São
padrões bem fundamentados no mundo OO.

Vivendo e aprendendo...