Esse padrão de se utilizar a lógica do banco no modelo se chama Active
Record e foi idealizado pelo Martin Fowler (por favor, me corrija se
estiver errado).

O Rails utiliza esse padrão, no qual a lógica fica contido dentro do
modelo. No entanto, no caso do Rails isso é automicamente gerado pelo
framework. Isso é possível, já que o Ruby é uma linguagem
interpretada.

Falando nisso, O ActionScript não seria uma linguagem de script
interpretada? (agora fiquei na dúvida, e não achei nenhuma fonte
confiável que confirmasse...) Não seria possível fazer um "Rails" no
AIR para acessar o SQLite? Ou então, no Flex encapsular os
RemoteObjects, como feito no Swiz, por exemplo, e injetar
automaticamente no modelo as operações usando esses RemoteObjects?
Um porém é que seria necessário usar CoC (Convention Over
Configuration) e ai teria que ter os mesmos nomes para os serviços no
backend para manter um padrão.... Mas é uma ideia :D

Alguém sabe se existe algo similar??