O motivo deste erro ocorre é que ele não sabe quais são os dados que estão
vindo do Java.. O java está retornando um List preenchido com vários Objetos
e o Flex está esperando o uma Lista de Enderecos com seus respectivos tipos.

Então, quando você usa o List<T>, você está dizendo que nesta lista tem
Endereços e cada endereço tem o seu ID, CEP, etc... assim, o Grid consegue
pegar esta informação e exibir no grid.

--
Atenciosamente,
Rodrigo Valentim