Bom consegui o seguinte.

usei o <s:List com itemRenderer, com HorizontalLayout
no itemRendenrer tem o implements="
mx.controls.listClasses.IDropInListItemRenderer"

Coloquei no createComplete  =>  listOwner = *this*.owner *as* ListBase;
e assim consigo acesso ao dataProvider.

fiz tb um  *override* *public* *function* *set* itemIndex(value:int):*void*

Isso tudo porque o danado não entra na function
*public* *function* *set* listData(value:BaseListData):*void*{
     _listData = value;
}

E assim consegui colocar um label com a informação   N de Ns
quando passo com o mouse por cima da minha imagem Renderer
é um projeto bem parecido com o Photo Viewer da ADOBE.

valeu , abraço
brunobg

>>> bruno...@ig.com.br  (MSN & Skype)