Problema resolvido, segue:

Fiz um override da função createChildren, adicionei os componentes, e
retirei a chamada a função createComponentsFromDescriptors(), que é
utilizada para containers MX. Como o MDI herda de um MX Panel, funcionou.
Ainda não sei as implicações exatas dessa mudança, mas comunico a vcs com o
passar dos testes.

Valeu moçada!