Boa tarde.

Bom há alguns pontos que devem ser vistos:

Primeiramente, sugiro que você poste suas duvidas relacionadas à Hibernate
em uma lista especifica, assim você tem mais chance de obter uma resposta.
Apesar de você estar utilizando Flex na camada de UI, neste caso o
mesmo não esta relacionado de modo algum com seu problema. (Ex
http://groups.google.com/group/nhibernate-br<http://groups.google.com/group/nhibernate-br?pli=1>
Apesar
de ser NHIbernate, os problemas e soluções são sempre os mesmos).

Quanto ao seu codigo, não entendi a logica do seguinte trecho:

    * if(objeto.getDepCodigo() != 0){
                objeto.setDepCodigo(objeto.getDepCodigo());
            }*
*
*
Acredito que deva ser:

    * if(objeto.getDepCodigo() != 0){
                 * *departamento **.setDepCodigo(objeto.getDepCodigo());
            }*

E aqui:

            ControleDAO<br.com.equipamentos.bean.Departamento> controleDao
= new ControleDAO(*departamento*);
            controleDao.insereOuAltera();

Alem disso, tratando de hibernate você deve checar o seu tratamento
(mapeamento) para chave primaria (identity, sequence, etc) e deixar o campo
código de um novo objeto como null mesmo.

Também aconselho a dar um get antes de atualizar, caso seu objeto
parâmetro possua codigo.

Espero que isto lhe ajude.

Boa sorte.

Rodrigo Cupini