É isso mesmo, só que criar filtros dinâmicos, porém não utilizao XML.

E minha duvida continua sendo essa:

Tenho essa query:

String q = select id_depto, nome_depto from depto

PreparedStatement stmt = connection.prepareStatement(q);

ResultSet rs = stmt.executeQuery();

Como fasso para transformar esse resultset em XML e mandar para o flex?