Boa noite.

Acredito que um componente autocomplete resolva isso. Na maioria dos casos
resolve. IMHO é retrógrado utilizar interfaces neste modelo de código e
descrição para cada entidade do sistema.

Atualmente temos em produção um sistema de automação comercial em Flex que
ocupou o lugar de uma aplicação Delphi (que os usuários amavam). A
aplicação anterior trabalhava assim, se livrar do vício é difícil mas hoje
o pessoal se desprendeu dos "códigos" e utilizam os componentes
autocomplete de forma muito eficiente. As telas ficam objetivas e você não
foge nunca do fluxo lógico de preenchimento. Além disso, você tem alguns
ganhos, por exemplo, para buscar um fornecedor eu permito que meu
autocomplete filtre dois campos (Nome Fantasia e Razão Social), isto faz
muito sucesso!

Com o usuário treinado e habituado com o novo sistema, constatamos (através
de benchmarks) que os preenchimentos de formulários se tornaram mais
rápidos quando comparados à aplicação anterior, colocando abaixo as teses
de que autocompletes não são práticos para forms.

Sem ter que se preocupar com decorar códigos, os usuários ficam com suas
atenções livres para focar em áreas mais importantes do sistema.

Enfim, my two cents...
.
Abraço,

Rodrigo Cupini