seguinte,

eu gosto muito do Flex e utilizo em alguns projetos, com relação a
flex+zend ou flex+java, vc dominar melhor o que? php ou java?
o flex trabalha com java muito bem.  Se vc já domina o Java, tente dar uma
olhada tambem no jsf, principalmente o Primefaces, porem para quem vem do
Delphi ou VB o flex se assemelha mais.

se vc já trabalha com o Java, eu recomendo vc a pesquisar tambem o jsf,
principalmente o PrimeFaces

*Fabio Luciano Goes dos Santos
Analista Desenvolvedor
fabiolucianog...@gmail.com*