Existe uma forma...

Você pode fazer um server-side (php, por exemplo) que receba um form com
multipart/form-data e retorne o mesmo arquivo. (ai vc pode incluir
parametros para mudar o nome, extensao e tudo o mais).

Ai no flex, vc só faz o request com post, enviando o teu arquivo :)

Infelizmente, isso te obriga a estar conectado e gastar banda... mas
funciona.

Abraços

Rogério Gonzalez