Seja bem-vindo! :)

Gostaria de observar todavia, que talvez precises da aprovação da
coordenação nacional antes recomendares o Ubuntu, SteamOS ou qualquer
distribuição de sistema não livre, ademais, estamos falando de um
festival para instalação de /software/ *livre*. :)

Esta observação é pertinente pois, diferente de um /software/, o movimento
possui requerimentos mais rígidos para distribuições de sistemas, esta
rigidez deve-se ao fato de que assume-se que o usuário da distribuição
de sistema, poderá querer fazer duas coisas: (a) vender uma cópia da
distribuição de sistema; (b) buscar ajuda do projeto em si. Por isso,
todo o projeto deve estar engajado e alinhado com os objetivos do
movimento. Basicamente, o Ubuntu, o SteamOS, e vários outros, não são
distribuições de sistemas livres. As razões para cada caso específico
podem ser encontradas em:

- Ubuntu: [[http://www.gnu.org/distros/common-distros.html#Ubuntu]].
- SteamOS: [[http://www.gnu.org/distros/common-distros.html#SteamOS]].

Eis uma lista de distribuições de sistemas livres:

- GNU+Linux: [[http://www.gnu.org/distros/free-distros.html]].
  - Para usuários convencionais, como também é o meu caso, eu recomendo
    o Trisquel.
  - Se eu quero pacotes mais atualizados, geralmente instalo o Guix
    (gerenciador de pacotes) dentro da minha cópia do Trisquel.
- Não GNU: [[http://www.gnu.org/distros/free-non-gnu-distros.html]].

Para quem deseja, as diretrizes para distribuições de sistemas livres
(GNU FSDG) podem ser lidas em
[[http://www.gnu.org/distros/free-system-distribution-guidelines.html]].
--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com