2018-04-15T03:13:14-0300 Alexsandro Cardoso Carvalho wrote:
> Colegas,

Olá colega,

> Estamos na reta final da preparação do evento em Sorocaba

Parabéns, sigam assim! :D

> Preciso inserir algumas imagens no Wiki (cartazes, logotipo, fotos dos
> palestrantes, etc) e não encontrei onde fazer.

Lembre que a todas as obras baseadas no logo do FlISoL ([1]) devem
entregar ao usuário final os direitos de: uso/reprodução; estudo e
adaptação/derivação; compartilhamento e venda de cópias do original; e
compartilhamento e venda de cópias das adaptações/derivações. Isso
acontece pois o logo está sob CC BY-SA 3.0 Não Adaptada ([1][2]), isso
também vale para artes impressas/físicas, com a diferença de que no meio
físico deve-se colocar as informações sobre os direitos ("você pode
estudar, adaptadar, compartilhar e vender..."), as atribuições e as
licenças na obra em si de forma legível.

Pessoalmente, adoro estas iniciativas e requerimentos, particularmente
pois segundo trabalhos recentes ([3][4]), as coisas que podem ser
armazenadas digitalmente e que são frutos da informação e do
conhecimento, são na verdade bens de natureza econõmica pública (não
rivais e não excluíveis), isso também se aplica aos /software/, com a
diferença de que por estes serem dados funcionais --- assim como as
fontes de texto, perfis de cores, planilhas, dentre outras coisas --- o
foco deve ser mais imediato, uma vez que se mexe com a capacidade da
sociedade em controlar seu próprio ambiente material ([5][6][7][8][9]).

> Como faço para subir imagens?

Recomenda-se que coloque os materiais na subpágina de materiais gráficos
deste ano ([10]). Autentique-se e siga para: "Actions" -> "AnexarArquivo".

Naquela página você pode adicionar arquivos novos. Porém, até onde sei,
se você quiser sobrescrever um existente, vais ter que pedir para que a
coordenação nacional o faça --- pessoalmente acho isso muito bom, pois
impede que pessoas excluam os arquivos já existentes ou coloquem
conteúdo vazio.

Depois de anexar o arquivo, insira uma descrição sobre ele na página
sobre materiais gráficos em si, novamente em [10]. Tanto nesta página
quanto em outras, você pode usar a seguinte marcação para exibir uma
imagem .png na página em edição:

--8<---------------cut here---------------start------------->8---
colchetes.]|[Parâmetros sem estes colchetes.]}}
--8<---------------cut here---------------end--------------->8---

Por exemplo, se estou editando [[FLISOL2018/MaterialGrafico]], e tenho
"FLISoL_2018.png" anexado a esta mesma página, posso editar a página
(novamente em [10]) e inserir o seguinte para redimencionar a imagem
para 350px de largura:

--8<---------------cut here---------------start------------->8---
Sorocaba, com informações do evento sobrepondo a fotografia.|width=350}}
--8<---------------cut here---------------end--------------->8---

Caso eu queira inserir exatamente o mesmo arquivo, mas agora em
[[FLISOL2018/Brasil/Sorocaba]], sem precisar anexar o arquivo novamente,
então devo fazer o seguinte:

--8<---------------cut here---------------start------------->8---
CrazyToon no ponto turístico de Sorocaba, com informações do evento sobrepondo
a fotografia.|width=350}}
--8<---------------cut here---------------end--------------->8---

Por favor, a própria W3C, organização que faz parte do conjunto que cria
padrões internacionais para a Internet, recomenda que se insira legendas
bem descritivas nas imagens tanto por questões de acessibilidade e
também porque nem todo mundo ou todos os navegadores de Internet tẽm a
capacidade de ver as imagens, ou os recursos ou interesse para ver as
imagens ou baixá-las sem necessidade (imagine alguém usando dados móveis
e com download e renderização de imagens desabilitados). Você pode
deixar o campo da legenda vazio, e o motor de wiki MoinMoin (usado pela
wiki do FLISoL) vai aceitar sem problemas, mas como disse: não é
recomendado.

Respeitosamente, Adonay.

[1] <https://flisol.info/Logo>.

[2] A Creative Commons tem várias licenças, algumas mais restritivas e
até mesmo variando por jurisdição (parte textual depois do
número/versão), seja específico ao informar a licença, não diga apenas
"Creative Commons".

[3] <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002245/224531E.pdf>.

[4]
<https://unglueit-files.s3.amazonaws.com/ebf/d6bbf7d8d427f67ae390ac0a406181df.pdf>.

[5]
<https://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/stallman-nussbaum-and-sen-putting-freedom-in-context/>.

[6] <https://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/free-software-free-society/>.

[7] <http://rccs.revues.org/pdf/5462>.

[8] <http://www.scielo.br/pdf/ecos/v21n3/08.pdf>.

[9]
<https://cdn.media.ccc.de/congress/2015/webm-hd/32c3-7246-en-de-Free_Software_and_Hardware_bring_National_Sovereignty_webm-hd.webm>.

[10] <https://flisol.info/FLISOL2018/MaterialGrafico>.

--
- Formas de contato: https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#vCard

- Ativista do /software/ livre (não confundir com gratuito). Avaliador
  da liberdade de /software/ e de /sites/.

- Membro do LibrePlanet Brasil:
  https://libreplanet.org/wiki/Group:LibrePlanet_Brasil

- Comunicações sociais federadas padronizadas, onde o "social"
  permanece independente do fornecedor.

- #DeleteWhatsApp. Use o pai dele, #XMPP, federado e com padrão
  internacional: https://libreplanet.org/wiki/XMPP.pt

- #DeleteFacebook #DeleteInstagram #DeleteTwitter #DeleteYouTube. Use
  redes sociais federadas que suportam #ActivityPub, padrão
  internacional, como a rede Mastodon: https://joinmastodon.org/

- #DeleteNetflix #CancelNetflix. Evite #DRM:
  https://www.defectivebydesign.org/

- Quer enviar arquivos para mim? Veja:
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Arquivos

- Quer doar para mim, ou me contratar? Veja:
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Suporte

- Minhas contribuições:
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Contributions