----- Original Message ----- From: "Jean Everson Martina" <[EMAIL PROTECTED]>

Outra questão que eu tenho é porque no port do qmail-mysql a versão do
Patch é a 1.1.8 e não a última que é a 1.1.11? Na verdade a minha
curiosidade vem do fato que estou tendo problemas com um qmail-mysql
(sem smtp-auth).  Sem mais nem menos o qmail começa a ficar aumentando a
fila do not yet processed, e fica embuxado. A única forma de resolver
isso é matando o qmail-send. Ai a fila anda umas 100 msgs e embuxa
denovo. To ficando louco com isso. Alguém tem alguma luz?

A versão de qmail que ta rodando agora tem: mysql + qmailqueue + bigtodo
+ smtp-auth

Jean,

Quando uma mensagem é recebida, via qmail-smtpd ou qmail-inject ela é direcionada para o qmail-queue que insere a mensagem na fila, mais especificamente no TODO da fila.

Quando uma mensagem entra no TODO ela é marcada como not yet processed pelo qmail-qstat.

Sempre que o qmail-queue grava a mensagem no TODO ele dispara o qmail-send através do queue/lock/trigger (escrevendo nesse pipe) e o qmail-send vai varrer o TODO em busca da mensagem adicionada e providenciar a entrega (remota ou local).

Você deve esta com problema no qmail-send ou nas permissões da fila, que esta impedindo que o qmail-queue escreva no queue/lock/trigger.

Verifique o que pode estar errado nesse processo.

[]´s
Luiz