O comando visudo também possui esta funcionalidade, para
edição das permissões do sudo. Inclusive
em meus servidores, copiando a idéia do vipw e do visudo, criei algums
alias e scripts para facilitar meu trabalho, ex. vismb, visquid, viapache,
que após receberem as mudanças já reinicializam os serviços. Não
dá para usá-los sempre, mas para pequenas mudanças é bem prático.
Alias práticos tb podem ser feitos, como:

tailsquid = tail -f /usr/local/squid/logs/access.log (ou o caminho)
tailmesg = tail -f /var/log/messages
tailmail = tail -f /var/log/maillog.

Um abraço!

Rafael

On Fri, 3 Jun 2005 18:08:26 -0300 (BRT), Nilton Jose Rizzo wrote

>       O vipw e o vi com funcoes para acessar p baqnco de dados de senhas
>       olhe no man
>
>                       Rizzo
no /etc/passwd e o /etc/master.passwd com o "vi" NÃO funciona.Com o comando
"chsh" eu consigo alterar o meu shell(Óbvio). E se eu modificar o shell com o
"vipw" ele funciona também. Agora, a dúvida que me resta é: Qual a diferença
entre eu modificar o sheel no /etc/passwd e alterar no "vipw"? Pode dar algum
problema se eu modificar com o "vi"?

Open WebMail Project (http://openwebmail.org)