        Fala Papires,

> Vindo do BSD, mas a partir do console, de um xterm, de um terminal
> serial, de dentro de um screen?  Se no X, que mapa de teclado você
> está usando?  O que quero dizer é que talvez o problema não esteja no
> cliente de telnet, mas talvez, em função do tipo de terminal, alguém
> antes dele possa estar interceptando o ESC.  Por exemplo, alguns tipos
> de terminais simulam as tcleas de função (F1, F2, ...) através de
> ESC+1, ESC+2 etc.

        Tanto faz ser do console, do xterm ou do screen .... todos funcionam
        perfeitamentes (teclas F1, F2 ... setas, tab) exceto o ESC

> Claro que também pode ser o cliente de telnet que está interceptando o
> caráter.  O que acontece quando você usa o ESC dentro do telnet em
> outras aplicações (por exemplo, um telnet para uma máquina onde você
> tenha shell)?  Já tentou um ^V antes do ESC?  E se você digitar ^[, ao
> invés da tecla ESC?

> Eu apanhei nos últimos dias, depois de uma troca de teclado (de
> US+dead keys para ABNT2) seguida de um upgrade de versão do X.  Para
> piorar, os layouts de ABNT2 do kde 3.4 estão ERRADOS.  Demorou até
> descobrir onde estava dando problema.

        Hummm ... isso e muito ruim

> Como assim?  Login em que servidor (o destino do telnet ou a estação
> de trabalho)?  Login de XDMCP ou login de shell?  No X ou no console?

        faco um telnet para uma maquina essa por sua vez carrega um
        layout de teclado ... vai automaticamente para outra
        maquina e carrega outro layoute (acho que e o mesmo que o anterior)
        e entao entra no programa .. e complicado .. e tudo via
        telemar (e uma empressa grande (laboratorio de analises clinicas)
        ) via velox nao tem acesso a intenet nao ...

        nao temtei +ESC mas tentei inclusive mudar o caracter ESC
        via opcao -e do telnet mas nao foi ...
        se tentar utilizar  ele abre o promp do telnet (telnet>)
        ja tentei inclusives nesse prompt enviar algumas
        seguencias de caracteres e nada ... :(

        O suporte da empresa (e eles tem suporte) dize que so podem
        ajudar se for um LINUX.  Acho que e muita cara de PAU!

        A implantacao dessa maquina rodando BSD foi para executar um
        sistema de controle de ponto feito por mim ... posso ate passar
        para LINUX mas isso e o fim ..... :(

                        Rizzo