hum...

vamos por partes...

1. Faz mais de um anos que eu uso freebsd... tambem faço parte do grupo desde entao. 2. como eu havia dito, usei o 5.2.1, otimo... depois o 5.3 que nunca funcionou o som (o driver eh o do cs)... no 5.4 o meu winmodem que funcionava no 5.2.1 e no 5.3 simplesmente reclama "chat_Write: No buffer space available", sem mesmo inicializar.

Depois de analizar muito codigo fonte, depois de recompilar tudo, nao consigo ver onde estaria o erro... postei nesse grupo pelo menos 5 e-mails sobre isso e ninguem soube me dar uma resposta (nao estou bravo com isso ok? ninguem aki eh obrigado a saber dessas coisas).

Mandei um pr e nenhuma resposta e sequer vi na lista TODO o meu problema com minha pendrive... Meu cdrom eh um lg, jamais deu problema com nada... reinicia o sistema ao ler um setor defeituoso. Nao eh sempre, mas reinicia... nenhuma mensagem em lugar algum...

putz, sou quase engenheiro, nao sou tao ignorante... se fosse meu hardware eu saberia... eu vivo controlando temperatura, as vezes a tensao, cpu fan, etc...

minha webcam eh reconhecida e identificada, mas eh impossivel montar aquilo... simplesmente nao encontro nenhum meio de montar... meu modem eh um lucent/agere v92... funcionava... nao funciona mais... ele nao aceita sequer entrar no modo terminal... "no buffer space available".
meu som esta OK!

todo o resto esta OK!

como servidor eu jamais recomendaria um 5.4 ou 5.3... ainda vai ter q amadurecer muito o codigo para eu acreditar na estabilidade da serie 5x.

e reitero que administradores q ficam pulando de galho em galho soh pq "saiu uma nova versao" ainda irao perder seus empregos. explique para o diretor financeiro que o sistema financeiro ficou fora do ar devido a uma ma configuracao do novo sistema que vc instalou apenas por capricho... ja fui obrigado a trabalhar por 36 horas seguidas (18+18 horas na realidade) quando era estagiario pq o gerente de ti resolveu "alterar algumas coisas" no controlador de dominio.

sim, talvez eu escreva um port com o driver do modem... talvez... nao sei se eu tenho capacidade para escrever isso...

ah, estou menos tenso, valeu...

flames?? nono...

Alexandre Vasconcelos wrote:

Ricardo Maia wrote:

| nao sei o que significa essa tal filosofia "kiss"... poderia me explicar?

Keep it Stupid, Simple.

| nao esta preparado para meus dispositivos?? qual? o cdrom?

Falei do caso do pen drive.. já usei aqui na minha estação várias vezes
e nunca tive problema, realmente estranho.. o caso do cd também.. vc
enviou um PR pro site do FreeBSD reportando estes problemas? talvez o
- -CURRENT já tenha corrigido isso, não tive tempo de olhar.. qual versão
vc está usando? -RELEASE, -STABLE?

| nao ligo para webcam... entendo que ela eh emulada, e que parte da culpa
| dessa incompatibilidade se da pela propria fabricante do hardware que
| nao disponibiliza drivers (a nao ser para o windows).

Meu 5.4-STABLE reconhece minha webcam D-Link.. ainda não tive tempo de
testar pra ver se funciona mesmo.. espero que o pessoal do gaim esteja
trabalhando nisso ;-)

| o modem eh alguma questao de recompilar o sistema com as coisas
| certas... entendo isso... porisso mesmo estou fazendo um cvsup e
| gravando tudo num cd para fazer A ATUALIZACAO em casa hoje...

Modem.. hum.. qual modelo que vc está usando? modems realmente decentes
como o USR com "jumpers" não necessitam de nenhuma configuração de
kernel, se não me falha a memória.. winmodems são puro sofrimento..
felizmente ainda não precisei lidar com eles..

| se eu quisesse mesmo usar linux, ja estaria lah, nao reclamaria... eu
| reclamo pq vejo as coisas q funcionavam pararem de funcionar... vejo
| isso e nada mais... dae eu fico bravo. ainda mais quando eu vejo
| "corram, corram, vamos migrar logo para a ultima versao"... depois
| quando os caras da informatica perdem o emprego, ninguem sabe pq...

Não fique bravo, afinal de contas estamos aqui para tentar ajudar, se o
FreeBSD possui suporte para os dispositivos que vc tem certamente as
pessoas aqui na lista procurarão trocar experiências e te ajudar. Ou vc
ainda pode fazer melhor, escrever os drivers para os seus dispositivos e
disponibilizar para a comunidade, tenho certeza de que muitos irão se
beneficiar..

| eu aprendi com meu chefe, engenheiro e professor do ita... "se esta
| funcionando, nao mexa, nao atualize a nao ser em caso de bug". aprendi
| isso e tenho servidores com uptime de quase um ano (um linux).

Muito bom, parabéns!

| entendeu agora?

Já havia entendido.. tome mais um gole de café ;-)
Boa sorte.

- --
Alexandre Vasconcelos
Unix Admin