Agradeço o retorno dos colegas,

   Algumas considerações:

      Fabrício
1) A opção -maproot=root permite que o root local tenha poderes de root no servidor, ou estou fazendo confusão?

      Sérgio
2) Em minha base LDAP o root não estão sendo exportado e as senhas são diferentes. Pelo que pude perceber, após mais algumas leituras e testes, o problema não está na autenticação, uma vez que o root pode fazer su para qualquer usuário, mas sim na montagem dos homes, no meu caso NFS.

      Celso
3) O automount é configurado na máquina cliente, certo? Mas o meu arquivo exports continua exportanto o /home, não impedindo que alguem tente monta-lo? 4) O pam_mount eu não conhecia, isto evita que eu tenha que exportar os homes via NFS e passe a utilizar os compartilhamentos do SAMBA. Tu chegou a instalar o pam_mount em um FreeBSD, pois no configure obtive o seguinte WARNING:

                   checking for check - version >= 0.8.2... no
                   *** Could not run check test program, checking why...
*** The test program failed to compile or link. See the file config.log for
                   *** the exact error that occured.
configure: WARNING: Check not found; cannot run unit tests!

            E no make:

                   pam_mount.c: In function `read_password':
pam_mount.c:139: warning: assignment discards qualifiers from pointer target type
                   *** Error code 1

--
Atenciosamente,

Everton Gamba Lermen
[EMAIL PROTECTED]
Fone: 51 476 8621
ICQ#: 210328030
MSN#: [EMAIL PROTECTED]

  Setor de Redes e Servidores
  Centro de Informática
  Unilasalle - Unidade Centro
  Site: www.unilasalle.edu.br

  Av. Victor Barreto, 2288
  Canoas/RS - Brasil
  CEP:  92010-000
  Fax:  51 472 3511

"Escolha um trabalho que vc ame e não terá que trabalhar um único dia em sua
vida."
(Confúcio)