Mauro Felipe wrote:
> Marcus,
>
> Veja se essa idéia resolveria a questão da redundâncias das HBA's?
>
> Eu pegaria duas LUN's diferentes, por exemplo unidade lógica 3 e 4. Aí
> eu apresento elas para o meu servidor, uma para cada HBA, sendo que elas
> possuem o mesmo tamanho, por exemplo 100Gb.
>
> Até aí blz! O FreeBSD iria reconher numa boa. Agora vem o laboratório:
> com esses dois devices (da1 e da2) eu faria um RAID 1 via software e
> teria uma unidade da3 (não sei se seria esse o nome do device) e nessa
                    ^^^ -> tem várias opções. (gmirror(8) é uma delas).
> unidade eu criaria a minha partição e os pontos de monstagem!
>
> O que vc acha?

Funciona, mas porque disso? Já que no Storage tem RAID5 provávelmente
não precisa disso, visto que não dá pra ter montado o mesmo filesystem
duas vezes (máquinas diferentes).

> Outra questão que me deixou bem chateado! Aquele lance do cluster com o
> file system UFS....   qual seria a alternativa?

Por enquanto nenhuma. Tem algumas pessoas interessadas em fazer algo
sobre isso, mas demanda muito tempo e dinheiro. Visto que eu e outros
como o Scott Long acham melhor criar um novo filesystem do que modificar
o UFS.

> PS: a informação do servidor e do storage foi suficiente?

Sim. Ele já está em produção? ou somente testes ainda?

Abraços

--
Marcus Alves Grando
marcus(at)corp.grupos.com.br  |  Grupos Internet S/A